terça-feira, 22 de maio de 2012

Se há espanto.....(Rascunho antigo)

É porque incrivelmente são poucos capazes de enxergar, o que para muitos parece bastante óbvio. Pois a realidade nos apresenta algo que esta sempre presente, uma ausência onde a grande maioria das pessoas vivem em constante movimento com a pretensão de preencher o tal vazio, mas isso não ocorre porque é no futuro que permanece todos estes anseios .

Com ou sem Educação

Educação, depois de um tempo de convívio percebe-se que fica complicado criticar e depois continuar sem fazer nada. Mas o que mais pode ser feito sem que gere ainda mais problemas que este sistema já possui?
Parece bem simples imaginar que é só chegar na direção ou na secretaria para fazer as mudanças, sem querer  antes resolver no núcleo do problema a política. Isso é contar com a tartaruga, referência de animal apolítico e a sua paciência.
Mesmo assim não é fácil pensar que está tudo bem e deixar de lado o que estaria minando a qualidade do ensino. Contudo, atuar para impedir este vazamento, isto é, dos alunos se preocupando cada vez mais  procurar um trabalho e não em se manterem na escola, é cada vez mais complicado.
Simples, seria juntar planos econômicos, contextos históricos, culturais e tudo mais que corresponde a existência humana e dizer que para este problema não há o que se possa ser feito de imediato, pois muito do que você vê nas escolas só irá resolver depois de muito tempo de trabalho, o problema é que até lá muito já vai ter sido perdido justamente por este trabalho que mascara o conformismo.