quarta-feira, 2 de maio de 2012

O exercício revela a minha identidade

Vou tentar o exercício proposto que é eu ficar este momento comigo mesmo, ela afirma que estou sempre fugindo, me distraindo com qualquer coisa para que não pense em problemas mais importantes que deveriam estar em primeiro lugar em meus pensamentos. Mas vejo que poderia aproveitar este tempo para buscar argumentos que dariam a entender que ela estaria enganada, pois a única liberdade que pode ter o sujeito está na escolha quando prioriza seus pensamentos. 
Mas percebo que estaria mais uma vez fugindo, pois não estaria fazendo o exercício proposto que é ficar comigo mesmo. Sendo que é estranho sendo comigo mesmo eu deveria saber por onde começar. Penso que para me internalizar por completo teria que retirar qualquer outra distração em minha volta, não que eu deva fazer um refugio, mas sim não me importar tanto com o que esta em minha volta. Mas fazendo isso já não sou eu quem esta pensando isso e sim qualquer outra forma de ver a realidade.
Devo pensar o momento, fazer o exercício de ficar comigo mesmo é prestar a atenção no momento, a cada instante a sua atenção estará em algo, mas este algo não pode ser externo, mas sim interno, isto é, primeiro parte de si para o exterior. Veja que mais uma vez faço a fuga não sou eu quem está pensando assim, mas qualquer um. A identidade é que nos tornar diferentes mesmo em nossa própria espécie. Onde estou, o que estou fazendo, para onde eu vou, o que encontrar, o que faço com minhas escolhas?
Devemos ser críticos de nós mesmo, só pode ser isso, devemos analisar a todo instante as nossas ações para que elas sejam efetivamente realizadas conforme aquilo que almejamos para nós mesmo. A dificuldade é não perder a criticidade, ou melhor, a identidade mias do que a atenção neste exercícios, sem nos distrairmos com qualquer outra coisa e perdendo assim o que podemos também de chamar de importante, ou o que realmente importa.
Isso varia para cada um. E como me propus fazer este exercício, vou me focar somente o que acredito ser importante, veja que devo primeiramente colocar pequenas outras coisas junto a este foco, no momento é escrever, justamente para registrar o que não se pode dizer simplesmente, que é importante não pode ficar apenas em palavras. Devo dizê-las antes de escrevê-las. Mas isso não é possível, pois uma vez dita nem é mesmo necessário perder tempo escrevendo tudo isso.